A tecnologia permitiu que a interatividade e o maior e mais rápido acesso
à informação chegassem às salas de aula. Tablets, lousas digitais, datashow,
redes sociais e sites educativos se tornaram grandes parceiros dos professores
na hora de ensinar. A relação estabelecida entre a tecnologia e a educação esbarra ainda em
um conceito destinado à geração atual: o de Nativos Digitais. A nomenclatura é
destinada aqueles que já nasceram conectados à Internet e dominam esses
recursos tecnológicos com extrema facilidade. Segundo a professora de
Psicologia Organizacional da Faculdade de Reabilitação da ASCE, Solange dos
Santos, essa ideia de que os alunos conhecem mais sobre os novos recursos do
que os professores pode assustar alguns profissionais na hora de trabalhar com
essas ferramentas.
“O professor era o detentor do saber.
Hoje em dia, isso está sendo modificado e se tornando uma troca de
conhecimentos. Apesar de sabermos que isso assusta alguns profissionais, o fato
é que não pode acontecer. O aluno até pode dominar as ferramentas e acessar o
conteúdo via Internet, mas o professor ainda tem a didática e a bagagem de
informações aliadas à experiência profissional”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário